A Futursolutions prossegue a sua estratégia de parceria em unidades de miniprodução, tendo implementado uma solução do género no Edifício Spinpark, centro de incubação de base tecnológica da Universidade do Minho, situado em Guimarães.
Este projeto, que ocupa uma área de 450 m2, distingue-se pela complexidade do arquitectónica do edifício que obrigou a adaptações à implementação da solução fotovoltaica. A primeira fila de módulos fotovoltaicos apresenta uma menor inclinação de forma a não alterar drasticamente a estética da construção.
Com uma potência instalada de 69 kW, esta solução de miniprodução composta por 276 painéis irá produzir cerca de 90 MWh de energia por ano e reduzirá as emissóes de dióxido de carbono em 79 toneladas, o correspondente à plantação de cerca de 2,5 hectares de floresta.
Para além das questões ambientais, a solução de miniprodução é mais uma fonte de rendimento para a instituição e uma forma de reduzir o peso da fatura energética nos gastos mensais. ‘As parcerias são uma forma de repartir o investimento necessário à implementação de soluções de miniprodução em que ambas as partes ganham’, refere Glória Carvalho, diretora executiva da Futursolutions.
Este projecto reforça a posição da Futursolutions no mercado empresarial que até ao final do ano prevê iniciar projectos nos municípios de Torres Novas, Seixal e Cadaval. Recentemente a empresa foi seleccionada para a implementação de uma solução de miniprodução nas piscinas municipais de Oleiros, na sequência de um concurso público lançado pela edilidade.
Sobre a Futursolutions
A Futursolutions – Sistemas Eléctricos e Domótica, Lda. foi fundada em 2005, em Alcobaça e é pioneira em BIPV e uma das primeiras empresas de serviços energéticos qualificada pela DGEG.
A empresa desenvolve a sua actividade nas áreas de consultoria, engenharia e energia considerando-as um processo integrado que vai do aconselhamento à implementação, passando pelo projecto. Dessa forma é possível implementar soluções à medida do cliente que passam pelas energias renováveis, climatização, sistemas eléctricos e construção sustentável.
Para mais informações sobre a Futursolutions clique aqui.